Notícias

Realidade imaginada: como esse conceito atinge o comércio exterior atualmente?

Uma rede de histórias pode ser traduzida no meio acadêmico como ficção, construção social ou realidade imaginada

Autor: Renan Rossi DiezFonte: O Autor

Uma rede de histórias pode ser traduzida no meio acadêmico como ficção, construção social ou realidade imaginada. Realidade imaginada não é o mesmo que mentira, ao contrário, esse conceito reflete-se em algo que todo mundo acredita e compartilha de forma insistente, exercendo extrema influência de abrangência global.

No mesmo sentido, temos o conceito do viés da confirmação, em que o indivíduo tem a tendência de buscar ou pesquisar por informações que confirmem suas próprias crenças ou hipóteses sobre algo.

Ambas as teorias apontadas causam certa miopia na absorção de conhecimento, limitando a capacidade do ser humano de se abrir para novas ideias ou mesmo respeitar aquilo que se apresenta como diferente. Mas o que isso tem a ver com o comércio exterior? A resposta é: tudo!

É o sentimento das pessoas, suas crenças e aquilo que é disseminado como verdade que dão rumo e direção a economia, a indústria, aos serviços e também ao comércio exterior. A forma como se propagam as informações pode gerar mais curvas na estrada que nos levar a soluções dos problemas e, neste momento, curvas significam atrasos.

O Covid-19 evidenciou, outra vez, uma polarização irracional que infelizmente persiste em nossa sociedade, nas formas mais inusitadas: economia x saúde; isolamento vertical x isolamento horizontal; ciência x opinião; cloroquina: sim x não; campanha eleitoral x política pública; esquerda x direita.

O fruto da árvore da polarização é a insegurança. A insegurança é a vilã do mercado. Não alimente esse monstro. O inimigo é um só.

A Intervip Comércio Exterior tem monitorado diariamente a situação de pandemia do novo coronavírus no mundo e continua oferecendo, em sua integralidade, suporte e prestação de serviços para as demandas relacionadas ao comércio internacional da sua empresa.

Em caso de alguma dúvida com relação ao funcionamento de Portos e Aeroportos no mundo, bem como a situação de espaços e tarifas, fique à vontade para contar conosco neste momento. Neste período de dificuldade na economia mundial, queremos estender nosso suporte a vocês e atendê-los em qualquer situação, a fim de fortalecermos nossa parceria, nosso relacionamento e confiança.

Renan Rossi Diez. Diretor na Intervip Comércio Exterior. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Pós-Graduado em Administração de Empresas e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela IBE-FGV Campinas. Autor do livro Minuto Comex. Contato: renan@portalintervip.com.br