Notícias

10 novas palavras no vocabulário do empreendedorismo

A comunidade empreendedora possui um vocabulário próprio com termos que muitas vezes não são reconhecidos por pessoas que não participam diretamente desse ambiente.

A comunidade empreendedora possui um vocabulário próprio com termos que muitas vezes não são reconhecidos por pessoas que não participam diretamente desse ambiente. Por isso, Beatriz Montiani que é diretora de inovação da Visa e responsável pelo Programa de Aceleração, separou os 10 termos mais utilizados no dia a dia das startups e que todos os futuros empreendedores devem conhecer.

Bootstrapping

É quando o próprio empreendedor arca com todos os gastos financeiros para começar a sua empresa, sem a ajuda financeira de nenhum outro investidor.

Crowdfunding

Também é conhecido como financiamento coletivo e geralmente ocorre com o auxílio de plataformas especializadas, como as famosas “vaquinhas”, mas nesse caso quem entra com um valor para ajudar a startup pode ter alguns benefícios como testar os produtos oferecidos antes que ele vá para o mercado, por exemplo.

Escalabilidade

É uma característica imprescindível e o que denomina a empresa como startup. Um modelo de negócio escalável deve ser capaz de crescer de forma rápida, constante e efetiva, com o intuito de atender um mercado consumidor de massa ou um grande público.

KPI

Key Performance Indicator ou Indicador de Chave de Desempenho mede o desempenho de todos os processos de uma empresa para colaborar com o cumprimento de suas métricas e objetivos para o futuro.

Networking

Nada mais é do que a rede de contatos e relacionamentos que os empreendedores conseguem manter com investidores, fornecedores e potenciais clientes, e quanto melhor o networking mais chances de sucesso o negócio pode ter.

Pitch

É uma apresentação realizada pelos empreendedores com o intuito de mostrar o problema a ser resolvido, tamanho de mercado, qual é a solução para resolver o problema – como funciona além da experiência, time envolvido e o roadmap dos próximos passos. Geralmente é realizada para possíveis investidores e quanto mais atrativo o pitch, mais chances o negócio tem de receber uma boa quantia para alavancar os negócios.

Valuation

Significa a avaliação sobre o valor de mercado de uma empresa. Esse processo é baseado em estimativas, considerando unit economics atuais e projeções, sob as quais analistas recomendam a compra, ou não, das ações desse negócio.

Validação

É uma fase essencial que todas as startups devem passar. Nela os empreendedores recebem feedbacks positivos e negativos sobre o seu modelo de negócio e podem, a partir daí, tomar a decisão de qual rumo a empresa vai seguir.

VC (Venture Capital)

É o ‘‘capital de risco’’, VC’s são fundos que investem em empresas que possuem um grande potencial de investimento. Esse investimento é realizado em troca de ações das startups.

Pivotar

É o ato de mudar a segmentação ou solução do negócio. Muitas pessoas relacionam esse termo com o fato de um negócio não estar dando certo, mas muitas startups acabam mudando o rumo do modelo negócio para realizar melhorias ou se adaptar, considerando as preferências e a experiência do usuário/ cliente final.

ACELERAÇÃO VISA

O Programa de Aceleração Visa é uma iniciativa da Visa do Brasil, empresa líder em pagamentos digitais no mundo, que tem como objetivo fomentar o ecossistema de startups no País e promover o empreendedorismo, a inovação, o talento e a tecnologia. Além de acelerar as startups, a Visa tem o papel de auxiliá-las em sua atuação junto ao mercado e gerar conexões e negócios.

O programa acontece desde 2017 e está na sua quarta edição. Já passaram por ele 69 startups e, 30% fecharam negócios a partir do Programa, sendo 50% com parceiros Visa, 47% com a própria Visa e 3% entre as startups. Desde que participaram do Programa 14 startups conseguiram levantar cerca de US$ 21.9M em investimentos, desde então.